Jacuí se Une em Prol do HRC de Passos

25/09/2018

Setembro começou dedicado ao Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) na Comunidade Mato Dentro de Jacuí (MG). No dia 09, aconteceu o 5º Enduro FIM, que repetiu o sucesso e a animação do público, como nos anos anteriores. Organizado pelos representantes da Comunidade Mato Dentro o casal, Laércio Antônio Arantes e Wanda Maria de Lima Arantes, (representantes da Comunidade de Mato Dentro) e Ana Clara Maria Arantes (representante do Pedal de Jacuí), além de outros grandes parceiros e amigos do HRC, o evento teve a largada às 10h00. “Os participantes do 5º Enduro mostraram um entusiasmo e uma garra impressionantes que contagiaram o grande público”, relata orgulhosa, Ana Clara.

Uma semana depois, no dia 16 de setembro, a Comunidade Mato Dentro via acontecer, coordenado pela Ana Clara, o 1º MTB XCM, também com uma imensa torcida e alegria do público presente. Ana Clara relata que a sugestão dessa modalidade partiu dos organizadores do Enduro, devido ao aumento de ciclistas na cidade e também pela ação solidária realizada pelo Pedal Jacuí no 4º Enduro, em que integrantes organizaram um Pedal para realizar um pequeno gesto solidário para o HRC em 2017. O evento contou com bingos, torneio de truco, leilão de gado, sorteio de brindes e premiações aos competidores.

Com certeza, conforme analisou Wanda Arantes, “a união de dois esportes diferentes somou forças com outros parceiros locais, inovando e agregando ainda mais valor ao evento conjunto, realizado pelo 5º ENDURO FIM e 1º MTB XCM - Mato Dentro.

“A cidade e a região do Sudoeste de Minas viveram por alguns instantes a felicidade de ver nascer, naquele momento, a paixão pelo ciclismo e o MTB tão praticado nas cidades vizinhas,” conforme destaca Ana Clara. Ela lembrou que no dia anterior choveu bastante, mas o público compareceu em massa, e o MTB XCM fez a festa no Bairro Mato Dentro, juntamente com o apoio da Comunidade local e a turma do Enduro que abraçou esta nova modalidade de esporte, conforme avalia. Otimista, ela já está pronta para repetir o sucesso na edição do ano que vem, graças aos feedbacks recebidos de diversas cidades de Minas e São Paulo que deslocaram mais de 100 km para estar no evento, em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos.

O evento reuniu participantes de toda a região sendo mais de 100 ciclistas competidores e 32 ciclistas no passeio ciclístico, contando com uma praça de alimentação, show ao vivo, serviço de bar e toda estrutura necessária para o conforto e segurança dos competidores. Outro destaque, segundo Ana Clara, foi a assessoria de Thiago Marcelino, do Pedal Mineiro - e equipe de fotos de São Sebastião do Paraíso - que fez a cronometragem da prova de MTB-XCM Mountain Bike, doando todo o conhecimento e trabalho para o HRC. O balanço financeiro ainda não foi fechado, mas Ana Clara e demais organizadores estimam que haverá um saldo, contabilizado dos dois eventos, em torno de R$ 50 mil em prol do HRC.

“Um show de organização”, conforme relata uma das captadoras de recursos do HRC, Janaina dos Santos Vidigal que destaca também o empenho e participação de toda a cidade e região. “Deixamos os nossos parabéns aos organizadores. Ficamos entusiasmados e felizes ao ver Jacuí se unindo em benefício de nosso hospital, através do esporte, com a participação inclusive de crianças. Isso é muito importante. Diria que além de estarem motivando as gerações de jovens, adultos e crianças para o esporte, estão unidos com carinho e empenho em prol de nosso HRC. Isso nos dá uma imensa força e ânimo para continuar a nossa missão,” destaca o provedor da Santa Casa, Dr. Vivaldo Soares Neto.