Santa Casa realiza cirurgia inédita para tratamento de tumor de células gigantes

19/03/2024

No dia 12 de março de 2024, a Santa Casa de Passos alcançou um marco significativo na área da saúde, ao realizar, pela primeira vez na região, uma cirurgia inovadora para a remoção de um tumor de células gigantes localizado no pulso. Esse tipo de procedimento nunca havia sido realizado na região.

O tumor de células gigantes em estágio avançado havia danificado o rádio, mais especificamente na extremidade distal, osso localizado na parte final do antebraço, próximo ao punho. Dessa forma a equipe médica da Santa Casa iniciou o procedimento de ressecção do tumor, fazendo a retirada completa do mesmo. Para evitar a disfuncionalidade da mão e do antebraço, causada pela falha óssea, a equipe médica realizou uma osteossíntese com um segmento de osso da fíbula vascularizada, reconstruindo as ligações de veias e artérias, possibilitando a chegada de sangue ao osso implantado. Dessa forma a equipe possibilitou que o processo de consolidação do osso implantado fosse eficaz.

A cirurgia durou 9 horas e foi realizada por uma equipe formada pelo ortopedista Manoel Chagas, pelos cirurgiões plásticos Diogo Lima e Juliano Cândido, pelo anestesista Marcos Antônio Oliveira, pelos residentes Rômulo de Castro e Bianca Sulmoneti e os enfermeiros Eduardo Messias e Josyane Borges.

Para Dr. Manoel, realizar esse tipo de procedimento é um sinal de avanço na saúde da região. “Este procedimento é importante para o hospital pois representa o início do domínio de um conjunto de técnicas que associam a cirurgia ortopédica e a microcirurgia! Cumpre-se dizer que essa realização só foi possível graças à vasta experiência em anastomoses microcirúrgicas acumuladas pelos doutores Diogo e Juliano ao longo dos últimos anos”.

Para Dr. Vivaldo Soares Neto, provedor da Santa Casa, o sucesso da operação é uma notícia muito importante. “Quando nossa equipe alcança com sucesso uma nova conquista em nossa instituição, isso nos assegura que estamos progredindo na direção correta em busca de uma saúde de qualidade para nossa região. Isso é evidência do nosso compromisso em causar um impacto positivo e duradouro na vida dos nossos pacientes”.