Santa Casa Realiza Cirurgia Inédita para tratamento de artrose de Cotovelo

25/10/2023

Na última semana, foi realizada na Santa Casa de Passos, pela equipe de ortopedia, comandada pelo Dr. Manoel Chagas e com auxílio do Dr. Renato Holanda, a primeira artroplastia total de cotovelo, procedimento recomendado para pacientes que sofrem com artrose, fraturas e instabilidades nas articulações.

A artroplastia é um procedimento que costuma ser realizado quando a cartilagem protetora entre os ossos se desgasta gradualmente, havendo um contato direto entre os ossos. Esse contato “osso com osso” causa uma inflamação, provocando dor, edema e dificuldade para mover a parte afetada, comprometendo progressivamente a qualidade de vida do paciente.

Esse tipo de cirurgia consiste em remover a cartilagem da articulação e substituí-la por uma prótese, com o objetivo de restaurar a integridade funcional da junta, devolvendo o conforto ao paciente. “ Isso representa um grande avanço para a ortopedia da nossa região, pois traz esperança de tratamento para pacientes que sofrem com esses tipos de problemas.” informou Dr. Manoel Chagas.

A Santa Casa já realizava as artroplastias de joelho, quadril e ombro de forma frequente na Instituição, mas essa foi a primeira vez que a cirurgia foi feita no cotovelo de um paciente. “A Santa Casa de Misericórdia de Passos, que possui um dos poucos serviços de alta complexidade em ortopedia/traumatologia dentro de Minas Gerais, inovou novamente na região, proporcionando pela primeira vez uma cirurgia de prótese total de cotovelo, para um paciente que apresentava muita dor e dificuldades para realizar as atividades da vida cotidiana, por conta da osteoartrose local. E o procedimento proporcionou uma melhora na qualidade de vida deste paciente.” acrescentou Dr. Talmo de Melo, Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da instituição.

Para Dr. Vivaldo Soares Neto, provedor da Santa Casa, o sucesso da operação é uma notícia muito importante. “Esses resultados são notáveis para a nossa Instituição e demonstram que estamos trilhando o caminho certo rumo a uma saúde de qualidade e segurança para nossa região. Essa é a prova do nosso compromisso em proporcionar impacto positivo duradouro na vida de nossos pacientes”.