Plano de Saúde Santa Casa

Programa Materno Infantil premia 19º Concurso de Frases e Cartazes sobre aleitamento materno

31/08/2021

               Aconteceu ontem, 30, a premiação da 19ª edição do tradicional Concurso de Frases e Cartazes sobre Aleitamento Materno que o Promai (Programa materno-infantil) promove. O evento conta com a participação de alunos do ensino fundamental das escolas públicas do município de Passos e procura conscientizar e divulgar sobre o aleitamento materno, cultivando nas crianças que a prática é algo necessário e natural.

                Com a palavra, Daniel Porto, superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia de Passos, reforçou que este é um trabalho de base, para construir um futuro consciente e saudável: a geração Promai. “É um trabalho muito bonito e nós hoje começamos a colher frutos da geração Promai. São duas décadas onde trabalhamos o resgate da importância da amamentação, e o nosso trabalho é recuperar essa dádiva tão benéfica e natural. É extremamente gratificante e motivador, parabenizo os vencedores, pais, professores e secretaria da educação, que sempre apoiam essa iniciativa”, disse.

                Diego Oliveira, prefeito da cidade de Passos, participou do evento e reforçou que o concurso promove uma consciência coletiva e incentiva as crianças a se aproximarem do assunto “Esse evento fomenta a sementinha do interesse da criança e isso transforma a sua relação dentro de casa e colabora para o futuro. É um projeto muito frutuoso e a sociedade vai colher esses frutos”. Jane Hespanhol, secretária da educação, adiciona sobre a formação dos pequenos “É de grande importância na formação das crianças. Trabalhar um conteúdo tão importante quanto o aleitamento materno, essas crianças vão se tornar mães e pais e é um conteúdo que vão levar para a vida”, explicou.

                Alessandra Sarno, coordenadora de enfermagem do Banco de Leite e da Maternidade da Santa Casa, enalteceu a iniciativa “Este não é só um concurso, mas uma formação para a vida e não só pela Instituição (Santa Casa), mas para a sociedade”, disse. A coordenadora também aproveitou a oportunidade para frisar e agradecer a equipe unida e multidisciplinar que permite com que o concurso seja realizado.

 

O Banco de leite

                Durante a cerimônia de entrega dos prêmios do concurso de frases, o Banco de leite não poderia deixar de ser lembrado. Alessandra Sarno fez um agradecimento especial aos colaboradores que buscam e transportam o leite doado, Jefferson e Stênio. “Por conta da pandemia, nós achamos que seria um ano que teríamos muitos problemas para a captação de doações de leite materno, mas foi o contrário. Gostaria de agradecer especialmente pela grandiosidade do trabalho dos nossos motoristas Jefferson e Stênio, que transpassam muitas dificuldades para captar esse recurso tão precioso na casa das doadoras e tem todo o cuidado de trazer esse leite em condições adequadas”.

            A UTI neonatal depende da doação de leite materno e é de extrema importância a conscientização de todos para a prática.

 

Os vencedores da edição

                  Este ano o concurso se dividiu em dois: Um voltado para as crianças, como é feito todos os anos, e outro para os colaboradores da Santa Casa participarem. A iniciativa veio para reforçar o tema escolhido para este ano, a responsabilidade compartilhada.

              “Amamentar é se doar e se entregar sem hesitar”, frase da Tamires, colaboradora do Hospital Regional do Câncer, que está amamentando e participou pensando em sua experiência “Essas palavras vieram no meu coração. A gente que experimenta essa sensação, ver o seu bebê tendo força, engordando, é algo muito gratificante”, contou.

 

Vencedores de 2021:


Aluna: Gabrielly Maria de Lima Matos - 5º ano

Professora: Tanise de Freitas


Aluno: Luan Junior da Silva – 5º ano
Professora: Edelvane Eurica Castro

 

Aluna: Thayna Silva Belo – 9º ano
Professora: Labibe Fouad El Kassouf

 

Aluna: Maria Isabella Fernandes de Sousa – 2º ano
Professora: Janaína

 

Aluno: Rafaely Lima Silva – 5º ano
Professora: Edelvane Eurica Castro

 

Aluna: Maria Rafaelle dos Reis Souza – 6º ano

Professora: Labibe Fouad El Kassouf

 

Aluno: Gabriel Lima Rosa -  2º ano

Professora: Maria do Carmo Silveira


Aluno: Davi Shinaider Marques de Assis - 2º ano
Professora: Thalyk Alves Rocha

 

Aluna: Vitória Bárbara Torres – 6º ano
Professora: Labibe Fouad El Kassouf

Médicos especializados

Clique aqui e confira os médicos credenciados no Plano de Saúde Santa Casa para cada especialidade

Veja nossos Profissionais

ESTAS EMPRESAS
TEM A SAÚDE COMO
O BEM MAIOR DA VIDA

Rede de Atendimento Médicos especializados Vida Saudável Planews Edição Impressa