Santa Casa de Passos Retoma Programação de Rádio

15/04/2020

As primeiras notícias sobre a pandemia trouxeram incertezas, planejamento estratégico e reprogramação da rotina laboral. Diante da necessidade do enfrentamento ao inimigo invisível, foi preciso também reprogramar a saúde mental e emocional de nossos colaboradores. Pensando em proporcionar mais momentos de bem-estar e tranquilidade, a musicoterapeuta Talita Abreu retomou o funcionamento da rádio interna da Santa Casa de Passos.

Em novo formato, a rádio alcança dezenas de setores da unidade hospitalar, com intervalos de transmissão de duas em duas horas. A cada pausa, Talita seleciona uma música de um gênero diverso, ora com mensagens positivas e motivadoras, ora com intuito de promover calmaria nos setores da instituição.

Além da programação reunir estilos musicais variados como gospel e música popular brasileira, os colaboradores também podem acompanhar a participação do Padre Sandro Henrique todas as manhãs, que discorre sobre o evangelho do dia e propõe uma reflexão.

Com início às 6h, o Rádio do hospital funciona até às 22h, respeitando os momentos de pausa estabelecidos pela musicoterapeuta, que alcançam entrada e saída de plantonistas, bem como o horário de almoço.

A adesão dos funcionários está sendo muito positiva, segundo Talita, atingindo até mesmo os departamentos que não dispunham de caixinha de som em suas instalações. “Recebemos o pedido de mais de 10 setores para que o aparelho fosse implantado”, calculou, detalhando que sua meta, até este semestre, é diminuir o tempo de intervalo de transmissão para uma hora, até manter durante todo o decorrer do dia, som instrumental.

“Aos poucos vamos conquistando espaço, tornando a audição para a música naturalizada e dividindo este momento com a atividade laboral. Nossa ideia é também ser um canal com informações futuramente, em que divulgaremos informes internos”, almeja.

A musicoterapeuta garante que o envolvimento dos colaboradores está sendo intenso e que o repertório está evoluindo. “Antes muitos me procuravam para que eu colocasse no ar músicas mais calmas e nos últimos dias os pedidos têm sido de músicas mais agitadas, que estimulem as atividades corriqueiras, tornando-os mais produtivos”, refletiu.

Com a transmissão da rádio da SCMP, Talita acredita que não só os colaboradores estão sendo beneficiados, como também os pacientes e suas respectivas famílias. “O som que ouvimos é tão poderoso que pode diminuir o estresse e os batimentos cardíacos. Também permite a socialização, pois aquele que ouve compartilha com o próximo as sensações daquele momento. É uma terapia, sem sair do ambiente hospitalar”, defende.