Santa Casa de Passos Participa de 29º Congresso Nacional Das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

14/08/2019

A Santa Casa de Misericórdia de Passos participa do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que teve início na tarde da última terça-feira, 13, movimentando o Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília. Com o tema central “Rede Filantrópica: Reconstruindo a Saúde com o Brasil” o evento tem uma programação com três eixos temáticos, separados por salas que ocorreram de forma simultânea: Sala Governança, Sala Relacionamento e Sala Sustentabilidade. O evento segue até a próxima quinta-feira, 15, data em que se comemora o Dia das Misericórdias.

Daniel Porto Soares, superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia de Passos, apresentou o case “Compliance” no eixo que mais atraiu congressistas no primeiro dia de evento: a Sala de Governança. Daniel saudou o fundador da irmandade Jeronimo Pereira Mello e Souza, conhecido como Barão de Passos, com destaque para a história das santas casas. “Se a gente não partir da nossa história a gente corre um grande risco de comprometer o presente e de comprometer também o futuro. E falo isso com muita convicção”, ponderou. Outras palestras apresentadas neste eixo foram “Governança Coorporativa”, ministrada pelo presidente da H Forte Soluções Educacionais, Horário Forte Bahia Freire; “Lei Geral de Proteção de Dados”, com Enrico De Vettori, sócio líder da Deloitte Brasil e Marta Helena Schuh, diretora técnica e Riscos Cibernéticos da Marsh Mclennan.

Na Sala Sustentabilidade, o primeiro tema abordado foi “O Custo do Desperdício”, com o diretor administrativo e financeiro da Santa Casa de Maceió, Dácio Guimarães Borges, e a gerente corporativa de Suprimentos da Associação Congregação de Santa Catarina, Daniela Eugênio. O tema da segunda palestra foi Práticas que Agregam Valor para o Paciente - Programa para Qualificação da Assistência ao Paciente, que teve início com a explanação da coordenadora da Área de Qualidade do Ensino do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Ana Paula Novaes.

“Emendas Parlamentares Aplicáveis à Saúde” foi um dos temas da Sala Relacionamento. Na ocasião, a assessora técnica do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Silvia Ibiapina, apresentou o aplicativo InvestSUS, criado para observar Emendas Parlamentares em tramitação de interesse do gestor estadual e municipal. Na sequência, o coordenador técnico do CONASS, Rene José dos Santos, falou sobre o uso dessas Emendas de forma que atendam não só a alta e média complexidade, mas também a saúde primária. O segundo tema da Sala Relacionamento, foi “Aprimorando o Relacionamento com o Gestor SUS e Órgãos de Controle”. Na ocasião, Jorge Barretto, promotor de justiça e coordenador regional das promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Norte de Minas Gerais, falou sobre a atuação do Ministério Público de Minas Gerais diante do sistema hospitalar. Também participou da palestra Mauro Junqueira, secretário municipal de Saúde de Carmo de Minas e secretário executivo do CONASEMS.