Santa Casa Realiza 2º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente

13/05/2019

Na manhã desta sexta-feira, 10, a Santa Casa de Misericórdia de Passos, por meio da UNEP (Unidade de Ensino e Pesquisa), realizou o 2º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente, com o tema “Perspectivas e desafios para a segurança do paciente”.

O Simpósio foi coordenado pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Passos e reuniu cerca de 150 participantes no auditório do Colégio Imaculada Conceição e teve como objetivo levar o conhecimento sobre qualidade e segurança do paciente para os profissionais de saúde e a comunidade, de forma a discutir as temáticas relativas da qualidade e as dimensões de segurança.

A abertura foi realizada pelo Diretor Técnico da Santa Casa, Dr. José Ronaldo Alves, que agradeceu o público pela presença e apresentou um pouco da história da instituição e sua estrutura organizacional. Na sequência, foram abordados temas como: “Educação permanente no âmbito da segurança do paciente”; “Comunicação na transição do Cuidado”; “Psicologia da Mudança” e “As falhas na Segurança do Paciente - São nevitáveis?”. Participaram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais da saúde.

Segundo a enfermeira Vanildes de Fátima Fernandes, este é um evento importante para fortalecer a cultura de segurança do paciente “Mais uma vez o nosso simpósio foi sucesso, tanto de público como de conteúdo. Foi uma oportunidade para os profissionais agregarem conhecimento e colocarem em pauta discussões importantes quando se trata de qualidade e segurança do paciente” destacou.