Plano de Saúde Santa Casa

UNEP Promove Curso de Aprimoramento em Disfagia e Assistência Hospitalar em Fonoaudiologia

26/04/2019

A Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP) da Santa Casa de Misericórdia de Passos iniciou no último dia 13 de abril, o Curso de Aprimoramento em Disfagia e Assistência Hospitalar em Fonoaudiologia. O objetivo do curso é proporcionar atualização profissional, com embasamento técnico-científico e prático, estabelecendo raciocínio clínico e condutas terapêuticas apropriadas, dentro e fora do ambiente hospitalar para atendimentos de pacientes disfágicos (adulto e infantil).


O curso foi idealizado e organizado pela equipe da UNEP em parceria com o Setor de Fonoaudiologia da instituição, sob a coordenação da fonoaudióloga Suzelei Cristina de Souza. Entre os principais conteúdos estão: Anatomia e fisiologia da deglutição Adulto e Infantil Fonoaudióloga; Aspectos nutricionais e fonoaudiológicos relacionados a disfagia; Aspectos respiratórios e fonoaudiológicos relacionados a disfagia; Relação dos cuidados paliativos e o atendimento fonoaudiológico; Avaliação fonoaudiológica nas disfagias em neonatos e pediátricos; Intervenção beira leito em pacientes disfágicos neonatal e pediátrico; Doenças neurodegenerativas e benefícios da intervenção interdisciplinar: fonoaudiologia e fisioterapia respiratória; Doenças neurodegenerativas e benefícios da intervenção interdisciplinar: Fonoaudiologia e Fisioterapia Respiratório; Avaliação instrumental, Interpretação e laudos; Avaliação e Intervenção beira leito em pacientes disfágicos mecânicos; Tratamento fonoaudiológico nas disfagias orofaríngeas - adulto e Prática hospitalar.


O fo­no­au­di­ó­lo­go hos­pi­ta­lar atua pri­o­ri­ta­ria­men­te nas dis­fa­gi­as, in­de­pen­den­te­men­te da ida­de, de for­ma pre­co­ce e pre­ven­ti­va. Com­põe a equi­pe mul­ti­dis­ci­pli­nar e tem o ob­je­ti­vo de pre­ve­nir e re­du­zir as com­pli­ca­ções, a par­tir do ge­ren­ci­a­men­to da de­glu­ti­ção, de ma­nei­ra se­gu­ra e efi­caz. A dis­fa­gia é uma di­fi­cul­da­de de en­go­lir, de­cor­ren­te de cau­sas neu­ro­ló­gi­cas e/ou me­câ­ni­cas, po­den­do ser oca­si­o­na­da por trau­ma­tis­mos de ca­be­ça e pes­co­ço, aci­den­tes vas­cu­la­res en­ce­fá­li­cos, do­en­ças neu­ro­mus­cu­la­res de­ge­ne­ra­ti­vas, cân­cer de ca­be­ça e pes­co­ço, de­mên­cias e en­ce­fa­lo­pa­ti­as, trau­mas to­rá­ci­cos, in­tu­ba­ção pro­lon­ga­da, di­fi­cul­da­des res­pi­ra­tó­ri­as, den­tre ou­tras cau­sas. O fo­no­au­di­ó­lo­go hos­pi­ta­lar atua pre­ve­nin­do e re­a­bi­li­tan­do os pa­ci­en­tes du­ran­te a in­ter­na­ção, de­vol­ven­do-lhes o pra­zer de co­mer pe­la bo­ca, fa­vo­re­cen­do uma al­ta mais rá­pi­da, além de con­tri­bu­ir à qua­li­da­de de vi­da do as­sis­ti­do.


O curso possui uma carga horária total de 80 horas com a seguinte metodologia: Atividades teórico-práticas; Discussão de casos clínicos; Discussão de conteúdo sobre doenças específicas (AVC, Oncologia, politrauma e outras); Acompanhamento das rotinas nos setores alta complexidade (UTI Neo, UTI adulto); Acompanhamento de pacientes nos diversos setores de enfermaria da Santa Casa e Hospital Regional do Câncer.

Médicos especializados

Clique aqui e confira os médicos credenciados no Plano de Saúde Santa Casa para cada especialidade

Veja nossos Profissionais