Grupo Dammas Faz Calendário Personalizado Em Prol do HRC

22/04/2019

O Grupo DAMMAS (Damas de apoio a Mulheres Mastectomizadas) realizou no início deste ano um projeto especial em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos. O grupo, formado por mais de 60 mulheres, entre pacientes e equipe multiprofissional, desenvolveu um calendário com fotos das pacientes em tratamento do câncer de mama.

A iniciativa teve o objetivo de mostrar a beleza da força feminina e da superação. O calendário foi comercializado por R$ 10,00, arrecadando assim, recursos para os trabalhos realizados pelo grupo e também em prol do HRC. Ao todo, foram vendidos mais de 500 calendários.

O Grupo DAMMAS foi pensado e criado em 2011 pela equipe multiprofissional do Hospital Regional do Câncer de Passos, a fim de complementar toda acolhida à mulher em tratamento do câncer de mama, que possibilitasse o enfrentamento da doença de forma mais amena. O objetivo é promover a interação social e a melhora da auto estima das participantes. O grupo se reúne uma vez por semana, sempre conduzido por um profissional (Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeuta, Terapia Ocupacional, Psicologia e Enfermagem).

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, com quase 60 mil novos casos por ano. Hábitos saudáveis e uma rotina de exercícios são as principais recomendações para evitar qualquer tipo de câncer. O tratamento pode variar entre cirurgia e quimioterapia.