HRC Promove 13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

01/12/2018

Fechando o “Novembro Azul”, mês dedicado à conscientização no combate e cuidado com o câncer de próstata, o Hospital Regional do Câncer de Passos realizou na tarde desta sexta-feira, 30, a 13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata.

A Campanha disponibilizou 100 vagas e 93 pacientes compareceram para atendimento, possibilitando assim, que os casos suspeitos realizem investigação pelo hospital. Foram atendidos homens com idade acima de 50 anos e que nunca passaram por um urologista ou de menor idade com histórico de câncer de próstata na família.

Em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente. De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados e a enfermidade provoca 307 mil mortes no mundo, todos os anos. Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais comum em homens depois do câncer de pele não-melanoma.

De acordo com o médico oncologista Natael Malta, a campanha a cada ano tem mais pessoas sendo avaliadas com diagnóstico precoce de câncer de próstata, da ordem de dez por cento dos casos que já vem previamente triados pelos municípios. Mas também existem as dificuldades: o grande entrave é a falta de recursos dos municípios para buscar os pacientes e conseguir os exames para iniciar o screening, sobretudo os da zona rural.

José Mariano Alves, 75 anos, participou da campanha e saiu satisfeito com o atendimento recebido “Fiz a consulta e fui muito bem orientado pelo médico e por toda a equipe de atendimento. Estou muito satisfeito por ter vindo e participado desta campanha, tão importante para a nossa população” destacou.

Os médicos que participaram da campanha foram: Dr. Rodrigo Calixto Motta; Dr. Pedro Mendes; Dr. Paulo Franco; Dra. Marília Maria Miguel; Dra. Flávia Lopes; Dra. Nyandra Cardoso Lemos; Dra. Maysa Simosono; Dr. Marcos José de Oliveira Júnior; Dr. Gustavo Couto Rosa Lopes; Dr. Leandro Ribeiro; Dr. Sérgio Medeiros; Dr. Tiago Botrel e Dr. João Paulo Barbosa Bruno.

Sintomas que podem indicar câncer de próstata:

• Presença de sangue na urina;
• Necessidade frequente de urinar;
• Jato urinário fraco;
• Dor ou queimação ao urinar.

Prevenção:

Não existe forma de evitar o câncer de próstata. Mas algumas medidas podem ajudar a diminuir as chances de desenvolver a doença:

• Praticar atividades físicas regularmente;
• Reduzir a ingestão de gorduras;
• Manter o peso ideal;
• Diminuir o consumo de álcool;
• Não fumar.