Plano de Saúde Santa Casa

Santa Casa Promove Ação De Prevenção Ao AVC

05/11/2018

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causas de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. Assim, no dia 29 de outubro foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC, que como objetivo conscientizar as pessoas para uma das doenças responsáveis pela maior taxa de mortalidade no Brasil e no mundo.


Este ano, o tema da campanha foi “Reerguendo-se após o AVC”. Quem passou pela praça Geraldo da Silva Maia, a famosa Praça do Rosário em Passos, na manhã desta quinta-feira, 01, pôde conferir a Ação da Santa Casa de Misericórdia de Passos, por meio de uma equipe multiprofissional coordenada pelo médico neurologista Paulo Prado de Vasconcelos, em prol da prevenção do popular “derrame”, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mata 6,2 milhões de pessoas no mundo a cada ano.


A intenção da equipe foi alertar a população sobre o AVC, pois a cada seis segundos uma pessoa morre em consequência da doença. Na ação estiveram envolvidos médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros profissionais. A população pôde ouvir orientações e esclarecimentos de cada profissional, ainda descobrir seu próprio nível de pressão arterial e glicemia, além de levar para casa panfletos informativos sobre a doença.


Segundo Dr. Paulo, o AVC acontece em razão de uma alteração na circulação de sangue em uma parte do cérebro, podendo ser isquêmico (quando falta sangue) ou hemorrágico (quando derrama sangue). Dependendo da parte do cérebro afetada, o paciente pode sofrer sequelas. Os sintomas são: diminuição ou perda súbita da força e/ou da visão, formigamentos na face ou um dos lados dos membros, alteração na fala, entre outros.


“Temos um trabalho intenso para promover ações direcionadas a prevenção e adoção de hábitos saudáveis, pois é sempre a melhor solução. É importante orientar que caso haja a suspeita do AVC, a pessoa deve imediatamente acionar o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], preparado para melhor socorrer esse tipo de ocorrência”, reforçou o neurologista. 

Médicos especializados

Clique aqui e confira os médicos credenciados no Plano de Saúde Santa Casa para cada especialidade

Veja nossos Profissionais