Santa Casa Realiza 1º Wiki Meeting Linhas de Cuidado Estratégicas

29/10/2018

Aconteceu na última sexta-feira, 26 de outubro, o 1º Wiki Meeting Linhas de Cuidado Estratégicas, promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Passos por meio de sua Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP). O evento foi realizado no auditório do Colégio Imaculada Conceição, reunindo cerca de 150 participantes, entre médicos, enfermeiros, residentes, equipes multiprofissionais e estudantes da área da saúde.

O encontro, realizado no auditório do Colégio Imaculada Conceição, teve início 8h30, com a palavra do Gerente de Operações da Santa Casa, Marcelo Soares, que fez abertura do evento “Que bom estarmos aqui para buscar uma visão horizontal, visualizando o paciente nas várias áreas da assistência. É um trabalho precioso em rede, uma articulação de diversos atores, presentes nos diversos pontos de atenção ao paciente. Há aproximadamente 5 anos, a Santa Casa de Passos se organizou para o trabalho com a Linha de Cuidados na Emergência, Dor Torácica, AVC, Trauma, no binômio Mãe e Filho e também na Oncologia. Assim, 80% dos nossos atendimentos estão focados nessas 5 linhas estratégicas. Dessa forma, podemos dizer com orgulho e satisfação que este evento de hoje é fruto dessa estratégia, que muito já fizemos, mas que, certamente ainda teremos muito a realizar” destacou.

A primeira palestra ministrada foi “As condições de encaminhamento do paciente” por Dr. Tomas Ribeiro de Carvalho, Nefrologista e Supervisor da Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Passos, que abordou assuntos como a tipologia dos leitos, superlotação, prioridades e demanda interna. Em seguida, o médico cardiologista do setor de Urgência e Emergência na Santa Casa de Passos e diretor da Unidade de Pronto Atendimento de Passos-UPA, Bruno Borges Reis, falou sobra a “Visão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA” mostrando um pouco da experiência da equipe do pronto atendimento e o que tem feito, dentro do âmbito de urgência e emergência, para trazer melhorias com o foco na segurança do paciente. Logo depois, foi a vez da médica infectologista da Santa Casa de Passos e coordenadora do Protocolo de Prevenção de Sepse, Dra. Priscila Freitas das Neves Gonçalves, que apresentou o Protocolo de Sepse. O médico cardiologista; diretor técnico e coordenador da Unidade Coronariana da Santa Casa de Passos, José Ronaldo Alves abordou o tema “Dor Torácica” destacando a importância de se ter uma equipe bem treinada no processo de atendimento para a melhor assistência possível. Na sequência, a ginecologista e obstetra Maria Paula Moraes Vasconcelos, coordenadora da Maternidade da Santa Casa, abordou o tema “Parto Seguro” apresentando toda a linha de cuidado relacionada ao binômio mãe e filho. Logo depois foram apresentadas as palestras “AVC-Acidente Vascular Cerebral”, ministrada pelo neurologista da Santa Casa de Passos, Paulo Prado Vasconcelos; “Politrauma”, ministrada pelo cirurgião torácico da Santa Casa Derick Prado Vinhas e a palestra “Câncer de Mama”, ministrada pelo mastologista do Hospital Regional do Câncer de Passos e coordenador de Residência Médica da Santa Casa (COREME) Flávio Dutra Miranda.

Ao final, o Diretor Administrativo da Santa Casa de Passos, Daniel Porto Soares agradeceu a participação de todos e destacou que este 1º Wiki Meeting sobre as Linhas de Cuidado Estratégicas é o primeiro passo na busca da integração de toda a comunidade regional na discussão, padronização e envolvimento na busca de melhores resultados das principais patologias acometidas pela nossa população.

Dra. Maria Paula Moraes Vasconcelos foi uma das organizadoras do evento e destacou a importância dessa discussão e sua relevância junto ao resultado da assistência prestada “Há bastante tempo estamos planejando a realização deste evento com a finalidade de integrar a rede de atendimento em todos os níveis: primário, secundário e terciário. Isto é extremamente importante, pois quando consideramos o paciente no centro do cuidado, cada nível de atenção é responsável pelo paciente no seu nível de complexidade. Somos todos interligados e interdependentes. O cuidado prestado em cada nível influencia diretamente o resultado do paciente, melhorando ou piorando. Diante disto e já com vários protocolos institucionais implantados achamos que era hora de mostrar para a rede toda os fatores que influenciam no melhor resultado da assistência prestada” ressaltou.