Plano de Saúde Santa Casa

Santa Casa Realiza 1º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente

05/10/2018

A Santa Casa de Misericórdia de Passos, por meio da UNEP (Unidade de Ensino e Pesquisa), realizou na manhã desta sexta-feira, 05, o 1º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente. Com o tema “Profissionais engajados transformam o cuidado!”, o evento reuniu cerca de 170 participantes no auditório do Colégio Imaculada Conceição e teve como objetivo levar o conhecimento sobre qualidade e segurança do paciente para os profissionais de saúde e a comunidade, de forma a discutir as temáticas relativas da qualidade e as dimensões de segurança.


Na abertura, o provedor da Santa Casa, Vivaldo Soares Neto, cumprimentou e agradeceu o público pela presença, ressaltando a importância do Simpósio “É gratificante estarmos aqui para este evento, que preza uma das maiores necessidades de nossos pacientes: viver com qualidade e com segurança. É um complemento à saúde que traz paz ao espírito e confiança no atendimento dado, a cada paciente que chega até nós. Que nosso trabalho seja sempre movido por melhores práticas médicas e um novo olhar que transforma e salva!” destacou o provedor.


 Na sequência, foram abordados temas como: “Cultura de Segurança e Barreiras na Comunicação” pelo Médico Nefrologista e Gerente Médico da Governança Clínica no Hospital Sírio Libanês, Jean Carlo Rodrigues Pegas; “Modelo de Melhoria” pela Médica Pediatra e Alergista, especialista em melhoria IHI, Andrea Gushken; “Experiência do Paciente” pelo médico especialista em Clínica Médica e Gerente de Experiência do Paciente no Hospital Sírio Libanês, Marcelo Alvarenga.


Ao final, o público acompanhou a palestra “As vantagens competitivas e assistenciais de uma Acreditação Internacional” de Rubens Covello, membro do setor de saúde no Conselho Mundial da Qualidade, do Comitê Técnico da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e do Advisory Committee dac Accreditation Canada Internacional e CEO (Chief Executive Officer) do IQG (Health Services Accreditation). “Eu tenho que parabenizar a Santa Casa de Passos, que sempre foi uma instituição que sempre pensou além, que sempre pensou a mais para a comunidade, a mais do envolvimento dela na sociedade e sempre pensou a mais quando ela começou o processo de qualidade e segurança do paciente. No Brasil, nós só temos duas Santas Casas acreditadas internacionalmente e uma delas é a Santa Casa de Passos. Esse evento, que certamente será perpetuado por muitos anos, é extremamente importante. Você trazer pessoas de outros núcleos para discutir e apresentar experiências ajuda a desenvolver regionalmente a questão da qualidade e segurança do paciente. Foi muito bom estar aqui, eu gosto da cidade e a Santa Casa de Passos faz um trabalho fantástico” ressaltou Covello.


 Segundo a enfermeira Vanildes de Fátima Fernandes, membro do Núcleo de Segurança da Santa Casa de Passos, o Seminário é importante no fortalecimento da cultura de segurança do paciente “Foi uma manhã de muito conhecimento e aprendizado. O nosso Simpósio superou as nossas expectativas, tanto de público como de conteúdo. Falar em qualidade e segurança do paciente exige o envolvimento de todos nós. Com atendimento seguro, a instituição consegue economizar e garantir o tratamento correto ao paciente” ressaltou.


O objetivo é que o seminário seja realizado anualmente envolvendo cada vez mais profissionais. O evento contou com o apoio das empresas: Quick Lanches, Doces São Francisco, Minasfar, Natur’all, 3M e Pintado D’ouro.

Médicos especializados

Clique aqui e confira os médicos credenciados no Plano de Saúde Santa Casa para cada especialidade

Veja nossos Profissionais