UTI Coronariana

07/06/2018

A unidade coronariana da Santa Casa de Misericórdia de Passos teve seu início em Dezembro de 2013. Uma Unidade de Terapia Intensiva, que visa atender a demanda crescente de atendimento as patologias cardiovasculares de Passos e região, paralela a unidade implantamos a linha de cuidado da cardiologia e nesse contexto iniciamos a aplicação e gerenciamento do protocolo de dor torácica, objetivando melhoria contínua do atendimento as doenças cardiovasculares.

Antes do credenciamento e a qualificação dos leitos, os pacientes com quadro de IAM (Infarto agudo do miocárdio) com supra de segmento ST, eram transferidos para a instituição de referência para continuidade do tratamento. Com o credenciamento veio a possibilidade de tratar os pacientes em sua totalidade, com intervenções percutâneas e acompanhamento até a alta, conforme o recomendado. Em 2013, iniciamos nosso serviço de cirurgia cardíaca adulto e pediátrica, sendo que atualmente realizamos todos os tipos de cirurgia cardíaca, inclusive as de maior complexidade. Temos serviço especializado em avaliação e implante de marcapasso, CDI, ressincronizador cardíaco e eletrofisiologia.

Mensalmente analisamos indicadores de aplicação, desempenho e efetividade do protocolo que permite ações contínuas para obtermos melhores resultados. A unidade coronariana possui uma equipe de cardiologistas integrada a equipe multiprofissional composta por enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, assistente social, equipe especializada em terapia nutricional e comissão de infecção hospitalar que atua conjuntamente, elaborando um plano de assistência individualizado a cada paciente e assegurando um atendimento humanizado e bom resultado.

Temos serviço de hemodinâmica com certificação Diamante de qualidade concedido pelo IQG – Instituto Qualisa de Gestão. Realizamos os diversos procedimentos endovasculares nas especialidades, cardiologia, cirurgia vascular e neurocirurgia intervencionista. Como exemplo citamos: Cateterismo cardíaco, angioplastia com stent coronariano, tratamento endovascular de aneurisma de aorta, estenose de carótidas, doença vascular periférica obstrutiva e tratamento endovascular de aneurisma cerebral, etc…

“Com capacidade máxima de atendimento, a UTI vem atuando com rotatividade e giro de leitos adequados para a demanda da Instituição. O Serviço de Cardiologia da Santa Casa de Passos está a disposição para atendê-lo conte com nossa equipe.” Concluiu Dr. José Ronaldo Alves, Coordenador da Unidade Coronariana da Santa Casa.