A Nefrologia na Santa Casa de Misericórdia de Passos

15/05/2018

O serviço de Nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Passos se iniciou no ano de 1983. Na época em que foi criado, o setor contava com apenas uma máquina e atendia a dois pacientes em diálise; 35 anos depois, conta com 58 máquinas e atende a mais de 300 pacientes de Passos e região, realizando, em média, 4.000 sessões por mês. A terapia renal substitutiva é o tratamento que substitui os rins, que, quando doentes, não conseguem mais executar suas funções, desmembrando nas seguintes modalidades: Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal.

A Hemodiálise é realizada em hospitais, por profissionais capacitados, da seguinte maneira: com a ajuda de uma máquina, o sangue é removido para fora do corpo, passando por dentro de um dialisador (rim artificial) que, em contato com sua solução de hemodiálise, aspirada e diluída na máquina, promove a filtração, retirando toxinas e líquidos. Depois desse processo, o sangue purificado retorna ao paciente.

A Diálise Peritoneal é outra opção de tratamento que é realizada em domicílio, após capacitação do paciente e do familiar. Ela é executada da seguinte maneira: é implantado um cateter flexível no abdômen do paciente, realizando a infusão de um líquido na cavidade abdominal que entra em contato com o peritônio (uma membrana porosa e semipermeável que reveste os principais órgãos abdominais) permanecendo por algumas horas na cavidade peritoneal, para que haja a troca entre a solução e o sangue.

Nos dias de hoje, a Santa Casa conta com uma equipe altamente qualificada e formada por médicos nefrologistas, enfermeiros, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social e farmacêutico, além de outros setores de apoio dentro da instituição.