HRC realiza 14ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

09/04/2018

Neste domingo, 08 de abril, é lembrado em todo o mundo o Dia de Luta Contra o Câncer. Para celebrar a data, na manhã deste sábado, 07, o Hospital Regional do Câncer de Passos realizou a sua campanha anual de prevenção ao câncer de pele. Essa é a décima quarta edição dessa campanha regional, que pretende conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de pele, além de disseminar informações sobre os riscos, o diagnóstico precoce e as formas de prevenção.

A ação foi organizada pelo Serviço Social do hospital, que disponibilizou 200 vagas para Passos e região e contou com a ajuda de toda equipe de funcionários do HRC, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, auxiliares administrativos e voluntários, além de setores da Santa Casa que se mobilizaram para esta campanha.

A campanha teve início às oito da manhã com uma palestra sobre os cuidados necessários para a prevenção e tratamento do câncer de pele, com o médico oncologista Pedro de Castro Mendes. “A ação deste sábado é importante para podermos orientar os pacientes sobre os sintomas e os sinais do câncer de pele e tentar identificar numa fase inicial o câncer, fazendo um tratamento adequado com menos alterações na estética e sequelas aos pacientes” ressaltou.
Em seguida, os pacientes foram encaminhados para o Gapop-r (Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Passos e Região), onde foi servido um café-da-manhã especial para os participantes.

As pessoas que passaram por atendimentos neste sábado foram avaliadas por meio de observação da pele e encaminhadas para biópsia, cirurgia ou tratamento. O médico oncologista Paulo César Felipe Franco frisou que a incidência de câncer de pele é maior em pessoas de olhos e cabelos claros, pele seca e clara, com história de casos na família e que tenham feridas avermelhadas, escamativas, que estão crescendo e sangrando. Além disso, ocorrências de câncer de pele podem ser percebidas por meio de pintas, principalmente na cor preta e que esteja apresentando coceira, sangramento e modificação no tamanho, textura ou forma. “Para prevenção e tratamento adequado do câncer, nós precisamos fazer e ter preocupação em todos os casos. Sendo assim, trabalhamos especificamente naqueles de maior incidência, como o câncer de pele, câncer de mama e câncer de próstata. Essa campanha de prevenção é extremamente importante, pois a maior incidência de câncer no mundo todo é o câncer de pele” destacou.

Segundo a assistente social Solange Lima dos 26 municípios convidados, 20 encaminharam pacientes. Dos 133 pacientes atendidos, 42 foram encaminhados para biopsia, cirurgia para remoção do tumor ou tratamento e 18 encaminhados para reavaliação. Eles receberam amostras de protetor solar, oferecidas pelas empresas: Homeopassos e Revitalle.

O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, lembrado neste domingo, chama a atenção da população sobre a importância em discutir a segunda doença que mais mata pessoas no mundo. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que 1,2 milhão de novos casos de câncer devem surgir no país entre 2018 e 2019. Só neste ano, a estimativa é que surjam 582 mil novos casos – 300 mil em homens e 282 mil em mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, haverá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer.

Médicos que participaram da campanha:

- Dr. Cleuber Barbosa Oliveira
- Dr. Diogo Almeida Lima