Saiba o que é a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

02/01/2018

Todo hospital tem que ter em sua instituição uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH – que é o setor responsável por uma série de medidas como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies. É relacionado com a Qualidade e Segurança Assistencial. Atua em todas as unidades do hospital e junto a todos os serviços visando prevenir e evitar a Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

A equipe do CCIH é responsável por executar as ações necessárias para a identificação precoce das infecções hospitalares, a fim de garantir a segurança total dos pacientes. É um órgão de assessoria à direção da Santa Casa de Passos, sendo composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente nomeados. Existem dois tipos de membros da CCIH, os consultores e os executores. Os membros consultores são formados por profissionais do HC, sobrecarregados em diferentes setores, como Enfermagem, Direção, Laboratório, Farmácia. Os membros executores estão sobrecarregados no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH —, sendo composto duas Médicas Infectologistas e 3 enfermeiros. A função destes profissionais consiste em capacitar as equipes (incluindo os serviços terceirizados) e aplicar as ações relacionadas no PCIH com a finalidade de prevenir e evitar a transmissão de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS).

A SCMP conquistou neste ano de 2017 o certificado de Acreditação Internacional Canadense - QMentum – e o setor de CCIH foi um dos que mais se fortaleceu com o reconhecimento. “A certificação internacional fortaleceu as ações com melhoria nos processos e nos resultados. Melhorou a integração das equipes. Fortaleceu a cultura de segurança do paciente.” concluiu Vanildes de Fátima Fernandes Silva, coordenadora do CCIH.