IV Seminário Multiprofissional do HRC Acontece Nesta Sexta-feira

27/03/2017

O Hospital Regional do Câncer de Passos realizará nesta sexta-feira, 31 de março, o IV Seminário Multiprofissional, com conteúdo voltado aos profissionais e estudantes da área da saúde. O evento vai acontecer na Câmara Municipal de Passos e tem como objetivo capacitar a equipe multiprofissional das redes que prestam assistência ao paciente oncológico, pensando no paciente de uma forma integral.

Segundo a psicóloga Thais Lopes, responsável pela organização do evento, o seminário irá apresentar aos profissionais da área da saúde, a realidade do paciente oncológico, as suas necessidades e seus deveres, e irá auxiliar os profissionais que lidam com os pacientes oncológicos fora do hospital no cuidado e esses pacientes. “Muitas vezes a gente percebe uma insegurança na rede quando se fala em câncer. Os profissionais ficam com receio de exercer o cuidado com esses pacientes, porque eles precisam de um cuidado e uma assistência diferenciada. Sendo assim, entendemos que não é só capacitar, mas proporcionar um auxílio e um suporte para toda a equipe da rede assistencial ao paciente oncológico” destacou.

Durante todo o dia, os participantes acompanharão palestras sobre diversos assuntos como: Políticas públicas voltadas a pacientes oncológicos; Atuação da assistente social na referência e contrarreferência do paciente oncológico; O papel do enfermeiro na assistência oncológica; A importância da atuação nutricional: Hospital X Rede; Os caminhos trilhados pelos pacientes oncológicos; Os benefícios da fisioterapia nos pacientes oncológico; Desafios na gestão do acesso a Santa Casa de Passos; Avaliação da terapeuta ocupacional nos cuidados aos pacientes oncológicos; Os benefícios da fonoaudiologia durante o tratamento oncológico; Apresentação do Programa Buscando Vidas e Abordagem dos principais sintomas e síndromes clínicas do paciente em tratamento oncológico. “Manter os profissionais da saúde atualizados e informados sobre as melhores técnicas e cuidados com esses pacientes é uma de nossas principais metas” finalizou Thais.