HRC Realiza 11º Encontrão

23/02/2017

Cerca de 300 pessoas entre convidados, membros das comissões, colaboradores da Santa Casa de Passos e autoridades compareceram ao 11º Encontrão das Comissões que trabalham em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos. Realizado no último domingo, 19 de fevereiro, o Encontrão aconteceu na Câmara Municipal de Passos e contou com a participação de cerca de 30 municípios da região. O objetivo do evento foi a prestação de contas do ano de 2016, bem como as metas para 2017.

Um café da manhã recepcionava os participantes, que iam sendo acolhidos pela equipe HRC e encaminhados ao plenário da Câmara, onde puderam assistir à apresentação da banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos. Um vídeo institucional foi exibido no telão e na sequência, o presidente da Irmandade da Santa Casa, Fabian Silveira Lemos, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, enaltecendo o trabalho das diversas comissões presentes.

O provedor da Santa Casa, Vivaldo Soares Neto, expressou sua satisfação em poder estar mais um ano junto às comissões comemorando as conquistas e metas alcançadas. “Todos nós sabemos das dificuldades encontradas no ano de 2016, quanto aos custeios, investimentos, enfim de nossa saúde financeira. E, vislumbramos também, em 2017, algumas pedras em nosso caminho. Mas a certeza é de que, mais uma vez, estaremos juntos e fortalecidos para enfrentar os reveses que nos forem sinalizados. Assim, ano após ano, nos encontramos aqui, prontos, mais uma vez, para lutar e trabalhar, para renovar o ânimo e a coragem”, pontuou o provedor.

Em seguida, o cancerologista, coordenador do HRC, Paulo César Felipe Franco, apresentou os dados sobre a doença no HRC, ressaltando, além da incidência maior da doença no país, a importância da implantação da medicina nuclear no HRC. Os médicos Maria Lúcia Pereira, ginecologista e obstetra, o oftalmologista, Wesley Ribeiro Campos,, o médico de Cuidados Paliativos, Leonardo Consolim e a psicóloga, Thais Lopes apresentaram os projetos implantados em 2016 no HRC.

Daniel Porto Soares, diretor administrativo, apresentou o balanço financeiro do ano de 2016, além de ressaltar os resultados satisfatórios conseguidos no ano, graças ao empenho de toda a comunidade. Foram apresentados os gastos com o projeto de ampliação do HRC, que passou a contar com o segundo acelerador linear (aparelho de radioterapia). O novo anexo tem como principal objetivo garantir o aumento dos atendimentos no hospital, e garantir a integralidade do tratamento, proporcionando, assim, ao paciente, um ciclo completo no tratamento da doença. Também foram apresentadas as metas para 2017, com destaque à primeira avaliação do Programa de Acreditação Canadense, título de qualidade internacional que o hospital está buscando.

Durante as atividades do evento, o público se emocionou com a homenagem feita aos membros e colaboradores do HRC falecidos em 2016, que deixaram um legado de trabalho e dedicação ao hospital. Foram homenageados: Carlos Alberto Volpe, de Itamogi; Leandra Silva, de São Pedro da União e Rogério Júnior Vieira, de Petúnia, comunidade de Nova Resende.

Emidinho Madeira, deputado estadual e membro da Comissão Regional Pró-HRC, se pronunciou em apoio às comissões e às ações do hospital. Em seguida passou a palavra para o Deputado Estadual Cássio Soares e o Deputado Federal Renato Andrade. Na ocasião, foi comemorada a liberação de um aparelho de cintilografia de medicina nuclear, solicitada por ambos os deputados, ao ministro da saúde, Ricardo Barros, no valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão, para ajudar no acompanhamento de pacientes oncológicos e cardíacos atendidos pelo hospital.

Logo após, Emidinho abriu espaço para que as comissões pudessem expor seus trabalhos. Uma a uma, cada comissão apresentou um pouco de suas ações em 2016 e reforçou novos esforços de arrecadação para 2017. “Mais uma vez, o comprometimento e empenho de nossas comissões, chamadas agora de Irmandade Solidária, foram selados, o que nos dá segurança e força para irmos em frente com nossos investimentos que garantam sempre a qualidade de nosso atendimento”, finalizou Daniel Porto.

Ao final do encontro, todos os presentes participaram de um almoço de confraternização oferecido no Passos Clube.