Santa Casa Realiza Campanha no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

01/12/2016

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 01 de dezembro, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou uma campanha de conscientização junto aos seus colaboradores.

Nos horários de maior fluxo de pessoas na portaria de entrada dos funcionários, as equipes realizaram uma ação de conscientização sobre a doença com entrega de camisinhas.

“A campanha é muito relevante porque nos permite discutir entre os colaboradores sobre o tema e estimula sobre a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, porém estamos todos vulneráveis”, afirmou Vanildes de Fátima Fernandes, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Passos.

HIV é um vírus que se espalha através de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico, conhecidas como células CD4, ou células T.

Sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS.

As ações da Santa Casa fazem parte de uma ação conjunta entre o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a equipe da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA).