Tataranetos do Barão de Passos doam Quadro da Baronesa à Santa Casa de Passos

08/09/2021

Manter vivo o passado para caminhar pelo presente: Esse é um dos objetivos da Santa Casa de Passos para unir a comunidade, despertar nela o sentimento de pertencimento à Instituição, e possibilitar feitos futuros. Dessa forma, ações como as dos irmãos, senhora Maria Lúcia Fonseca Andrade e senhor Dalmo Bordezan Fonseca, são aceitas de coração aberto.

Os tataranetos do barão doaram um quadro da baronesa, D. Bárbara Peregrina de Carvalho Mello, que passou de geração em geração na família. O senhor Major Jerônimo Pereira de Mello e Souza (Barão de Passos) foi o primeiro Provedor da Santa Casa de Misericórdia. Ele e sua esposa Bárbara, foram as primeiras fontes de recursos para a Instituição.

O quadro é uma relíquia familiar e possui uma grande carga histórica. Maria Lúcia esteve presente na Instituição para receber uma placa homenageando e agradecendo a doação. A tataraneta da baronesa admitiu que a motivação para a doação veio por conhecer a paixão da Santa Casa pela história “Nós pensamos: Vamos doar porque o Daniel (superintendente geral da SCMP) e o doutor Vivaldo têm um carinho muito grande por coisas do barão. Sabemos que é um lugar que vai cuidar e conservar o quadro. O quadro está em boas mãos, estamos muito satisfeitos”, disse.

Matheus Pereira Baltazar, historiador e responsável pelo Centro de Memória da SCMP, reforçou que o Hospital buscava um recorte da baronesa, já que ainda não possuía nada da benfeitora “Uma das coisas que a gestão do Doutor Vivaldo tem feito é resgatar a história do Hospital, então eles restauraram a figura do barão, que é o fundador e o provedor perpétuo, porém, não possuíamos nenhum registro da baronesa, e sabemos que era uma grande benfeitora, agora em 2021, Daniel conseguiu a doação do quadro da baronesa”

Para o doutor Vivaldo Soares Neto, provedor da Santa Casa, o resgate histórico é uma das missões da Instituição “Nós temos uma grande responsabilidade de manter acesa a história. O Barão de Passos e a Baronesa são figuras intimamente ligadas à Santa Casa, é crucial para nós manter viva a lembrança do passado, de maneira a construirmos o presente e o futuro conscientes de nossas origens”.

“A importância dessa doação é imensa, condiz com um resgate histórico das nossas origens como Instituição. A baronesa inclusive foi uma figura muito importante, o barão morreu antes das obras ficarem prontas e ela deu continuidade com a herança, além de estar na inauguração do prédio. É primordial termos esse contexto de luta e glória conosco”, finalizou o historiador.

Doutor Vivaldo relatou que o quadro será visto com muito orgulho e que é uma ótima forma da Instituição se reconectar com seu propósito de perpetuar a ação do barão e baronesa em trazer saúde para a comunidade, propósito este que vai se instituir na Cidade da Saúde e do Saber “Conhecendo o passado, podemos saber para onde vamos. Essa história de superação e progresso que envolve a Santa Casa vai se expandir na Cidade da Saúde e do Saber, um complexo de atendimento à saúde e a produção de conhecimento. Que as grandes ações do passado estejam conosco para sempre nos inspirar em fazer algo maior em prol da solidariedade”.

O quadro ficará em exposição da Sala da Provedoria do Hospital, ao lado do quadro do Barão de Passos.