Santa Casa de Passos Registra Primeiro Caso Positivo ao Covid-19

01/04/2020

A Santa Casa de Misericórdia de Passos recebeu nesta segunda-feira, 30, a confirmação laboratorial do primeiro caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). O caso positivo refere-se a um paciente do sexo masculino, de 61 anos, natural de Capitólio, que buscou em Passos atendimento em um consultório particular apresentando um quadro de doença pulmonar crônica.

Desde a última quinta-feira, 26, o paciente estava internado no leito de Enfermaria da clínica médica, recebendo medidas de isolamento e cuidados pela equipe assistencial.

Contudo, neste sábado, 28, o paciente apresentou uma piora no quadro respiratório, necessitando de recursos de ventilação mecânica (intubação) e sendo encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde se encontra até o momento.

Segundo o diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Passos, José Ronaldo Alves, o caso positivo não altera a estratégia da unidade hospitalar. “Já estamos há semanas nos preparando para atender casos como estes de forma efetiva, cumprindo todas as medidas para o bem-estar, saúde e segurança dos pacientes”, reforçou.

Casos descartados

Mesmo diante dessa confirmação, segundo os dados divulgados pelo município e pela instituição, Passos, felizmente, já soma 14 exames descartados, ou seja, com resultado negativo para a infecção, e oito que ainda aguardam pelo resultado da análise.

Um exemplo é a criança de quatro anos de idade, que estava internada na UTI sob ventilação mecânica desde a última semana e que também era uma suspeita para a infecção. Entretanto, de acordo com os resultados dos seus exames laboratoriais, a confirmação foi descartada.

“Trata-se de uma infecção pulmonar de outro agente. Vamos continuar nossa luta, não há motivos para pânico. Este é, na verdade, o momento de seguirmos as orientações de higienização pessoal e isolamento para nos proteger”, ponderou José Ronaldo.

E para que os registros de confirmações não aumentem nos próximos dias, a infectologista da Santa Casa, Priscila Freitas Gonçalves, reforçou que as medidas restritivas são imprescindíveis para conter essa epidemia. “Peço a todos da comunidade que fiquem em casa”, frisou Priscila.