Plano de Saúde Santa Casa

PROMAI Passa a Contar Com Serviço de Detecção e Identificação de Sinais de Risco de Sofrimento Psíquico em Bebês

30/09/2019

Um bebê pode, ou não, apresentar predisposições para desenvolver o autismo. Porém hoje em dia, isso pode ser identificado, pois eles costumam mostrar como estão se constituindo. São diversas as situações que necessitam do conhecimento apropriado para que os pais possam lidar da melhor forma possível com seus filhos. E identificar se o bebê está em sofrimento, ajuda na compreensão da família de como ele está se relacionando e interagindo com mundo ao seu redor.


Pensando nisso, o projeto “Uni, Duni, Tê... Como está seu bebê?”, criado pela Psicóloga Pollyanne G. Freire Rosa, em uma parceria com a equipe multiprofissional do PROMAI, está desenvolvendo o trabalho de detecção de risco de sofrimento psíquico, risco de autismo em bebês, pioneiro na região. “Muitos dos transtornos no desenvolvimento acabam sendo tardiamente identificados. Então é importante, se necessário, haver uma intervenção terapêutica junto ao bebê e seus cuidadores o mais a tempo possível”, disse Pollyanne.


“Esse Projeto vem ao encontro dos objetivos do PROMAI, de promover o melhor cuidado com a mãe e o bebê. Agora podemos detectar se algo não vai bem e elaborar, junto aos pais, ações para o melhor desenvolvimento da criança”, disse Dra. Maria Paula Vasconcelos, Coordenadora da Maternidade.


A avaliação é feita nos bebês de 4 meses de vida, assistidos pelo PROMAI. “Avaliamos o desenvolvimento e a constituição psíquica do bebê através de dois protocolos: PREAUT (detecta sinais de risco do autismo) e IRDI: (Indicadores Clínicos de Risco/Referência do Desenvolvimento Infantil). Nossa expectativa é poder ampliar o programa clínico de puericultura visando reduzir o ônus de um tratamento tardio” finalizou Pollyanne. 

Médicos especializados

Clique aqui e confira os médicos credenciados no Plano de Saúde Santa Casa para cada especialidade

Veja nossos Profissionais

ESTAS EMPRESAS
TEM A SAÚDE COMO
O BEM MAIOR DA VIDA

Rede de Atendimento Médicos especializados Vida Saudável Planews Edição Impressa